segunda-feira, 25/09/2023 às 21:30:50
  • Multimídia
  • Nossa Livraria
  • Doação
  • Início
  • Quem Somos
  • RÁDIO
  • Agenda
  • Formação
  • Liturgia Diária
  • Multimídia
  • Início
  • Quem Somos
  • RÁDIO
  • Agenda
  • Formação
  • Liturgia Diária
  • Multimídia
No Result
View All Result
Home Notícias da Igreja

A Igreja é sinodal porque é uma comunhão, afirma cardeal Grech

Comunidade Luz Por Comunidade Luz
22 de julho de 2021
in Notícias da Igreja
0

“Para fazer sínodo é preciso ser sínodo!”. É o que ressalta o secretário do Sínodo dos Bispos, cardeal Mario Grech. O prelado comentou sobre o processo de elaboração do documento preparatório sobre o processo sinodal. “Antes de sua publicação, ouvimos os presidentes de todas as assembleias das Conferências episcopais continentais junto com o presidente da Conferência Episcopal dos EUA e o presidente da Conferência Episcopal Canadense.”

O purpurado aprecia “o exercício da colegialidade”. Ele considera o movimento muito frutífero. “O envolvimento sinodal de todos é importante também nesta fase do lançamento do projeto”.

Cardeal Grech observa ainda que o tema atribuído pelo Papa à XVI Assembleia ordinária é certamente “complexo”. O tema “fala de comunhão, participação e missão”, ou seja, dos “aspectos da sinodalidade e de uma Igreja constitutivamente sinodal”. Tal aspecto foi sublinhado pelo próprio Francisco em seu discurso por ocasião do 50º aniversário da instituição do Sínodo.

Quanto ao conceito de sinodalidade, o purpurado é claro: “Muitos pensam que se trata de uma ‘fixação’ do Papa. Espero que nenhum de nós compartilhe deste pensamento! Nos vários encontros preparatórios ficou claro que a sinodalidade era a forma e o estilo da Igreja primitiva. É a categoria que melhor abrange todos os temas conciliares, que no período pós-conciliar têm sido muitas vezes opostos uns aos outros”.

Importância da hierarquia

O secretário do Sínodo sublinhou que a categoria eclesiológica do povo de Deus, infelizmente, foi colocada contra a da hierarquia, insistindo em uma Igreja a partir de baixo, democrática, e instrumentalizando a participação como reivindicação, não muito distante da dos sindicatos.

O cardeal Grech precisa que a sinodalidade “é a forma que realiza a participação de todo o povo de Deus e de todos no povo de Deus, cada um de acordo com seu estado e função, na vida e na missão da Igreja”.

De acordo com o purpurado, a “função hierárquica e magisterial” é muito clara. Não igualmente clara a do sensus fidei. “Mas para compreender sua importância basta sublinhar o tema do batismo, e como o sacramento do renascimento não só habilita à vida em Cristo, mas insere imediatamente na Igreja, como membro do corpo”.

“O documento preparatório sublinha bem tudo isso: “Se soubermos reconhecer o valor do sensus fidei e como mover o povo de Deus a tomar consciência dessa capacidade dada no batismo, teremos lançado o verdadeiro caminho da sinodalidade. Porque teremos plantado não só a semente da comunhão, mas também a da participação”.

Compromissos para as Igrejas locais

Há quem diz estar assustado com a quantidade de compromisso que o caminho sinodal comportará para as Igrejas locais. Sobre o possível risco de complicar a vida ordinária da Igreja, o cardeal responde:

“Tudo isso não é na verdade um processo que complica a vida da Igreja. Porque sem saber o que o Espírito diz à Igreja, podemos agir no vácuo e até mesmo, sem saber, contra o Espírito. Uma vez redescoberta a dimensão pneumatológica da Igreja, não podemos deixar de adotar o dinamismo da profecia-discernimento, que está subjacente ao processo sinodal. Isto vale sobretudo pensando no terceiro dos termos em jogo: a missão”, conclui Grech.

O Sínodo dos jovens falou em sinodalidade missionária, reforçou. O cardeal destacou que a sinodalidade é para a missão, é ouvir como a Igreja se torna ela mesma vivendo, testemunhando e levando o Evangelho.

“Todos os termos propostos pelo título estão ligados entre si: estão de pé ou caem juntos! Peçamos também que nos convertamos profundamente à sinodalidade: isso significa converter-nos a Cristo e a seu Espírito, deixando a primazia a Deus”.

Fonte: Canção Nova

POSTAGENS RELACIONADAS

IV Pregação da Quaresma 2023 “mysterium fidei!” – texto integral
Notícias da Igreja

IV Pregação da Quaresma 2023 “mysterium fidei!” – texto integral

25 de março de 2023
III Pregação da Quaresma – texto integral
Notícias da Igreja

III Pregação da Quaresma – texto integral

25 de março de 2023
A Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma
Notícias da Igreja

A Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma

23 de março de 2023
Os dois cálices de Cristo na Última Ceia
Notícias da Igreja

Os dois cálices de Cristo na Última Ceia

18 de março de 2023
II Pregação da Quaresma 2023 – texto integral
Notícias da Igreja

II Pregação da Quaresma 2023 – texto integral

14 de março de 2023
Dia de adoração na Comunidade Luz
Notícias da Igreja

Dia de adoração na Comunidade Luz

4 de março de 2023
Next Post
Viagem do Papa à Hungria e Eslováquia: Vaticano divulga programação

Viagem do Papa à Hungria e Eslováquia: Vaticano divulga programação

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximos Eventos

Current Month

No Events

Calendário Litúrgico Católico

  • Multimídia
  • Nossa Livraria
  • Doação
Comunidade Católica Luz

© 2021 a 2022 Comunidade Luz - Desenvolvido por: Host Dominus.

No Result
View All Result
  • Início
  • Quem Somos
  • RÁDIO
  • Agenda
  • Formação
  • Liturgia Diária
  • Multimídia

© 2021 a 2022 Comunidade Luz - Desenvolvido por: Host Dominus.

×

 

BEM VINDO

Que a paz esteja contigo

CLIQUE  AQUI
Para falar com membro da Comunidade Luz CLIQUE AQUI

Comunidade Católica Luz

× Como posso te ajudar?
X