Ícone do site Comunidade Luz

Família, assunto de todos e para todos – Elisabete Teixeira

Comunidade Luz

    Sentindo o desejo de escrever sobre família, pensei também, questionando a mim mesmo: “Não seria melhor que uma pessoa casada, escrevesse sobre o assunto?”

       A princípio, achei coerente a ideia, mas logo percebi que embora não tenha constiuido família, era parte integrante de uma família que tinha como genitores e pilares de família, pai  e mãe. Isso alargou o meu entendimento na compreensão de que família é o conjunto de cônjuges, filhos, irmãos, sogros, noras, genros, sobrinhos, afilhados.       

     E que a vida pede a todos nós, como famílias reais e não ideais, a capacidade de vencermos diariamente, as batalhas do dia-a-dia.

     O Santo Padre, Papa Francisco, na sua  bela e terna Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, vem orientar, animar, exortar e conduzir com sabedoria, as famílias ao caminho de santidade.

    “A história de uma família está marcada por crises de todo gênero, que são parte também da sua dramática beleza. É preciso ajudar a descobrir que uma crise superada não leva a uma relação menos intensa, leva a melhorar uma relação,  sedimentar e maturar o vinho da união. Por mais ferida que uma família possa estar,  ela pode sempre crescer, a partir do amor” (AL 53)

       “Cada crise esconde uma boa notícia, que é preciso saber escutar, afinando os ouvidos do coração”. (AL 232)

Na Carta “Pater Cordis”, o Papa Francisco dizia que São José fazia dos obstáculos, uma oportunidade.

Quando vemos famílias cuja relação deu certo pela perseverança, fidelidade, renúncia de si mesmo e por isso foram capazes de celebrar anos de convivência, não podemos deixar de louvar e agradecer a Deus por testemunho tão edificante, na luta diária de vencer a si mesmo para estar bem com o outro ou os outros.

     Nenhuma família é uma realidade perfeita, e confeccionada de uma vez para sempre, nos  diz o Santo Padre, mas requer um progressivo amadurecimento da sua capacidade de amar (AL 324).

      Como Maria, as famílias são exortadas a viver com coragem e serenidade, os desafios familiares tristes e entusiasmantes e a guardar e meditar as maravilhas de Deus. No tesouro do coração de Maria, estão também todos os acontecimentos de cada uma de nossas famílias. Ela pode nos ajudar a reconhecer, nesses acontecimentos a mensagem de Deus na história familiar (AL 30).

Assim  como  bem compreendeu  Maria e José diante do decreto de um  imperador pagão, Cesar Augusto, ordenando o recenseamento em toda a terra (Lc.2,1).

Que Jesus, Maria e José abençoe as nossas famílias e as famílias do mundo inteiro. Amém!    

Por: Elisabete Rodrigues Teixeira  

Sair da versão mobile