Ícone do site Comunidade Luz

Os que são fortes em Deus! – Paulo de Tarso

Comunidade Luz

Os que são fortes em Deus!

        No mundo em que vivemos é supernormal pensar que a regra, em geral, é que somente os mais fortes conseguem vencer. De certo modo, a experiência da ciência biológica, principalmente com as ideias de Charles Darwin (1809-1882), associou à força e capacidade adaptativa o processo natural de seleção de espécies vivas, onde, quem se adaptou, ou seja, quem foi mais forte, sobreviveu e até melhorou sua capacidade de viver em um mundo tão hostil e dinâmico.

Esta ideia não deixa de ter suas razões. Porém, com o advento do Cristianismo houve uma verdadeira revolução nessa lógica e, aqueles que se consideravam débeis e fragilizados de repente tornam-se o objeto de predileção de Deus, motivo de Sua alegria e atenção.

Jesus Cristo se encarnou na história humana para mudar o rumo da “lógica do mais forte”. Podemos entender isso com a parábola do Bambu e do Carvalho: frente a uma grande tempestade, o bambu se curva e é batido por todos os lados pelo vento forte, mas sua fragilidade acaba sendo sinal de força, pois os ventos tempestuosos o dobram até quase arrancar-lhe pelas raízes, mas não se quebra, nem se arrebenta. Por outro lado, o grandioso carvalho, muito admirado por sua sombra e pela beleza de sua envergadura, tenta resistir com tenacidade à tempestade, no entanto, como não consegue se dobrar, acaba por rachar e, derrubado, já não serve para mais nada.

Jesus Cristo, com sua vida nos ensinou isso! O autêntico protagonismo está em aceitar que a verdadeira força reside na sabedoria e bondade infinitas de Deus e não na ascensão social, no reconhecimento dos outros ou em estar sempre à frente de um grupo. O vencedor é aquele que melhor aprendeu a amar, servir e dar, como nosso Deus que se deu totalmente por cada um de nós. O mais forte é aquele que aprendeu a se curvar diante de seu orgulho e suas vontades. O mais forte é aquele que aprendeu a se abandonar nas mãos do Pai!  

Assim, podemos afirmar alegremente que mais vale um bambu balançando ao vento do que um carvalho arrancado e jogado ao chão. Portanto, não tenha medo quando perceber sua fraqueza frente aos desafios da vida. E, como diz o Padre Jonas: “se o mundo te der um limão, faça uma limonada!”

“Por que quando me sinto fraco então é que sou forte” (2 Cor. 12, 10c)

Deus abençoe!!

 

Paulo de Tarso S. Soares Filho

Fundador

Sair da versão mobile