Ícone do site Comunidade Luz

“Santificado seja o Vosso Nome” – Elisabete Teixeira

Comunidade Luz

      Ao rezarmos a Oração que Jesus nos ensinou, “Pai-Nosso”, reconhecemos nessa oração filial, a Deus nosso Pai, como também aos nossos irmãos.

      O Catecismo da Igreja Católica na sua referência (2766) nos diz que é  pela Palavra de Deus que o Espírito Santo ensina aos filhos de Deus como rezar a seu Pai. Jesus nos dá não só as palavras de nossa oração filial, mas no dá ao mesmo tempo o Espírito pelo qual elas se tornam em nós “espírito e vida” (Jo 6,63)

“Quando encontrei tuas Palavras, alimentei-me; elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria ao coração, o modo como invocar teu nome sobre mim, Senhor dos exércitos” (Jr 15,16)

Os Salmos estão repletos da glorificação ao nome do Senhor. A Oração de Jesus também estava contida nos Salmos.

O nosso Catecismo, traz para nós, alguns sentidos desta invocação:

 “Santificado seja  o vosso nome”  (CIC-2807). Não apenas no entendimento da “causa” (só Deus santifica, torna santo) , mas também no sentido estimativo, (em reconhecer como santo, tratar de maneira santa) . É assim compreendida na adoração, no louvor, na ação de graças (Sl 110,9).

Somos convidados a contemplar a grandeza do nome de Deus, busca-Lo cada vez mais, porque Ele se deixa encontrar; dar testemunho Dele com as boas obras, que Ele de ante mão , já preparou para que nós as praticássemos, para a Sua glória.                               “Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”. (Mt. 5,16)

Quando amamos uma pessoa sempre falamos bem dela e nos alegramos com a sua presença. Assim também é com Deus, falemos das suas maravilhas, do que fez conosco, faz para nós, e nos alegremos na Sua presença. Ele é Deus-conosco!

Quando dizemos “Santificado seja o vosso Nome”, pedimos que Ele seja santificado em  nós que estamos Nele, mas também nos outros que a graça de Deus ainda aguarda, a fim de conformar-nos ao preceito que nos obriga a rezar por todos, mesmo por nossos inimigos, continua a Catecismo.

“Santificado seja o vosso Nome”, é motivo de louvor, de nossa oração, de nossa adoração. São palavras ensinadas por Jesus.

      “A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração” (Rm 10,8)

 

Por: Elisabete Rodrigues Teixeira  

Sair da versão mobile