segunda-feira, 05/06/2023 às 13:29:30
  • Multimídia
  • Nossa Livraria
  • Doação
  • Início
  • Quem Somos
  • RÁDIO
  • Agenda
  • Formação
  • Liturgia Diária
  • Multimídia
  • Início
  • Quem Somos
  • RÁDIO
  • Agenda
  • Formação
  • Liturgia Diária
  • Multimídia
No Result
View All Result
Home Notícias da Igreja

Sodano, dons intelectuais e do coração combinados com alto senso do dever

Comunidade Luz Por Comunidade Luz
31 de maio de 2022
in Notícias da Igreja
0

“Muitos de nós puderam apreciar de perto o elevado sentido do dever do cardeal Sodano, seus dons intelectuais e de coração, sua sensibilidade para os propósitos pastorais da ação da Igreja no mundo, sua sabedoria em avaliar acontecimentos e situações e sua disponibilidade em ajudar, buscando soluções adequadas em cada caso”.

Assim o decano do Colégio Cardinalício, cardeal Giovanni Batista Re, recordou em sua homilia do saudoso cardeal Angelo Sodano – falecido na noite da última sexta-feira, 27 de maio – que por 15 anos foi um dos principais colaboradores de São João Paulo II e mais tarde de Bento XVI. A Missa de exéquias foi celebrada no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, no final da manhã desta terça-feira.

“Ele acreditou firmemente em Cristo e o seguiu fielmente”

Por dez anos, Re e Sodano trabalharam juntos na Secretaria de Estado. De fato, do final de 1989 a 2000, o cardeal lombardo, 6 anos mais novo, serviu na Secretaria de Estado como substituto para assuntos gerais, enquanto o falecido cardeal piemontês era primeiro pró-secretário e depois secretário de Estado do Papa Wojtyla.

Em seus sessenta anos de serviço à Santa Sé, desde quando era um jovem diplomata nas Nunciaturas do Equador, Uruguai e Chile, até sua renúncia ao cargo de decano do Colégio Cardinalício no final de 2019, Angelo Sodano – sublinha o cardeal Re – “acreditou firmemente em Cristo e o seguiu fielmente, servindo-o com amor e dedicação à Igreja e ao seu Vigário”.

Amar a Igreja “atuando em suas instituições”

O tema do amor à Igreja, esclarece o decano, era familiar ao cardeal Sodano, que várias vezes nas suas homilias ou nas suas intervenções citou o livro do cardeal Ballestrero “Esta Igreja a ser amada”, de 1992, “enfatizando que não basta acreditar no mistério da Igreja, mas é necessário amá-la não de forma abstrata, mas atuando em suas instituições, compartilhando os problemas cotidianos de uma Igreja que ensina, de uma Igreja que santifica e de uma Igreja que guia na caridade”.

Seu testamento espiritual, escrito nos anos 90

A certeza de que a morte “é a porta que nos abre o caminho” que leva “a um encontro pessoal com Deus”, porque “temos um destino de eternidade – explica o Cardeal Re ao apresentar sua homilia – iluminou toda a existência do cardeal Angelo Sodano, a quem o Senhor chamou do leito de um hospital onde estava internado há três semanas”.

E recorda que “há quatro anos, tendo chegado aos noventa anos”, o cardeal Sodano, em seu testamento espiritual escreveu para renovar – enquanto aguarda o chamado do Senhor – seu “ato de fé, de esperança e de caridade, como o aprendeu desde a infância no colo da minha mãe”. Olhava para o Senhor, “esperando que um dia me receba misericordiosamente em seus braços”, e a Maria Santíssima, “invocada desde jovem como a ‘Porta do Paraíso'”.

As missões no Leste Europeu e o serviço do núncio no Chile

Do serviço à Santa Sé do cardeal falecido, o decano do Colégio Cardinalício recorda também o período, de 1968 a 1977, no então Conselho para os Assuntos Públicos da Igreja, sob a guia do cardeal Agostino Casaroli, quando monsenhor Sodano “dedicou-se às relações da Sé Apostólica com a Europa Oriental e teve a oportunidade de visitar a Romênia, a Hungria e a Alemanha Oriental. A Europa era então dividida em dois blocos”.

Recorda então seu serviço como núncio apostólico no Chile de 1977 a 1988, colaborando na iniciativa de mediação na disputa entre Chile e Argentina pelo território do Beagle, que o Papa João Paulo II havia confiado ao cardeal Antonio Samoré. “Foram anos difíceis para o Chile – sublinha Re – também por causa da ditadura do general Pinochet”.

Secretário de Estado, “fez o máximo a favor da paz”

Em maio de 1988, o Papa Wojtyla o chamou de volta do Chile para Roma, “nomeando-o secretário para as relações com os Estados; dois anos depois, nomeou-o pró-secretário de Estado e, pouco depois, cardeal e secretário de Estado, cargo que continuou a ocupar também com o Papa Bento XVI por um ano e meio”.

“Nos quase 16 anos em que foi o primeiro colaborador do Papa, trabalhou com competência e dedicação em favor da paz”, em momentos de particular complexidade desde o “fim da guerra fria, até a conflito no Golfo Pérsico, à guerra no Iraque, aos conflitos nos Balcãs, ao trágico 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque e ao subsequente crescimento do terrorismo no mundo”.

O último rito presidido pelo Papa

Ao final da celebração, o Papa Francisco presidiu o rito da Ultima Comendatio e da Valedictio.

 

Fonte: Alessandro Di Bussolo – Cidade do Vaticano

POSTAGENS RELACIONADAS

IV Pregação da Quaresma 2023 “mysterium fidei!” – texto integral
Notícias da Igreja

IV Pregação da Quaresma 2023 “mysterium fidei!” – texto integral

25 de março de 2023
III Pregação da Quaresma – texto integral
Notícias da Igreja

III Pregação da Quaresma – texto integral

25 de março de 2023
A Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma
Notícias da Igreja

A Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma

23 de março de 2023
Os dois cálices de Cristo na Última Ceia
Notícias da Igreja

Os dois cálices de Cristo na Última Ceia

18 de março de 2023
II Pregação da Quaresma 2023 – texto integral
Notícias da Igreja

II Pregação da Quaresma 2023 – texto integral

14 de março de 2023
Dia de adoração na Comunidade Luz
Notícias da Igreja

Dia de adoração na Comunidade Luz

4 de março de 2023
Next Post
Primeira Leitura (At 20,28-38)

Primeira Leitura (At 20,28-38)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximos Eventos

Current Month

No Events

Calendário Litúrgico Católico

  • Multimídia
  • Nossa Livraria
  • Doação
Comunidade Católica Luz

© 2021 a 2022 Comunidade Luz - Desenvolvido por: Host Dominus.

No Result
View All Result
  • Início
  • Quem Somos
  • RÁDIO
  • Agenda
  • Formação
  • Liturgia Diária
  • Multimídia

© 2021 a 2022 Comunidade Luz - Desenvolvido por: Host Dominus.

×

 

BEM VINDO

Que a paz esteja contigo

CLIQUE  AQUI
Para falar com membro da Comunidade Luz CLIQUE AQUI

Comunidade Católica Luz

× Como posso te ajudar?
X