quinta-feira, 21/09/2023 às 13:13:54
  • Multimídia
  • Nossa Livraria
  • Doação
  • Início
  • Quem Somos
  • RÁDIO
  • Agenda
  • Formação
  • Liturgia Diária
  • Multimídia
  • Início
  • Quem Somos
  • RÁDIO
  • Agenda
  • Formação
  • Liturgia Diária
  • Multimídia
No Result
View All Result
Home Notícias da Igreja

Viagem a Chipre e Grécia, peregrinação às fontes da fraternidade e da humanidade

Comunidade Luz Por Comunidade Luz
27 de novembro de 2021
in Notícias da Igreja
0

“Uma peregrinação às fontes”: é assim que o Papa Francisco define sua próxima viagem apostólica internacional que, de 2 a 6 de dezembro, o levará a Chipre e à Grécia. Suas palavras ressoam numa mensagem em vídeo dirigida aos habitantes dos dois países, “todos, todos – sublinha o Pontífice – não apenas aos católicos”. Para eles, o Papa comunica “a alegria” de visitar estas “magníficas terras, abençoadas pela história, pela cultura e pelo Evangelho”, nos passos de “grandes missionários”, como “os apóstolos Paulo e Barnabé”.

O caminho sinodal e o encorajamento aos católicos

A primeira fonte da qual o Pontífice poderá saciar sua sede – explica – é a da fraternidade, “tão preciosa”, especialmente no contexto da viagem sinodal:

Há “uma graça sinodal”, uma fraternidade apostólica que tanto desejo e com muito respeito: é a expectativa de visitar as queridas Beatitudes Chrysostomos e Ieronymos, Chefes das Igrejas Ortodoxas locais. Como um irmão na fé, terei a graça de ser recebido por vós e de encontrar-vos em nome do Senhor da Paz.

E o abraço fraterno será também com “as irmãs e irmãos católicos” que, nessas terras, representam “pequenos rebanhos” amados pelo Senhor: a eles, o Papa levará “com carinho o encorajamento de toda a Igreja católica”.

Portos abertos e acolhimento aos migrantes e refugiados

A segunda fonte indicada pelo Pontífice, por sua vez, é “a antiga fonte da Europa”: Chipre, de fato, representa “um ramo da Terra Santa no continente”, enquanto “a Grécia é a pátria da cultura clássica”. A Europa, portanto, enfatiza Francisco, “não pode prescindir do Mediterrâneo, um mar que viu a difusão do Evangelho e o desenvolvimento de grandes civilizações”:

O mare nostrum, que liga tantas terras, convida a navegar juntos, a não nos dividir, indo cada um sozinho, especialmente neste período em que a luta contra a pandemia ainda exige muito empenho e a crise climática se torna grande. O mar, que abraça muitos povos, com seus portos abertos, nos lembra que as fontes de convivência estão no acolhimento recíproco.

Não instrumentalizar quem que fogem da guerra e pobreza

Daí o forte apelo do Papa a não esquecer os migrantes, refugiados:

Pensando naqueles que, nos últimos anos e ainda hoje, fogem das guerras e da pobreza, que chegam às costas do continente e em outros lugares, e não encontram hospitalidade, mas hostilidade e são até mesmo instrumentalizados. Eles são nossos irmãos e irmãs. Quantos perderam suas vidas no mar! Hoje, o “Nosso Mar”, o Mediterrâneo, é um grande cemitério.

Fraternidade e integração, fontes da convivência

A terceira fonte da viagem, então, será a da humanidade: será concretamente representada pela etapa em Mytilene – Lesbos, onde o Papa irá na manhã de 5 de dezembro, para se encontrar com os refugiados. Assim como ele fez há cinco anos na mesma ilha:

Peregrino na fonte da humanidade, irei novamente a Lesbos, na convicção de que as fontes do viver em comum só florescerão novamente na fraternidade e na integração: juntos. Não há outro caminho, e com esta “ilusão” vou até vós.

A 35ª viagem internacional de Francisco

Por fim, o Papa invoca a bênção do Senhor para todos os habitantes de Chipre e da Grécia, levando em seu coração suas “expectativas, preocupações e esperanças”. Deve-se lembrar que a próxima visita será a 35ª viagem apostólica internacional do Pontífice, a terceira neste 2021, após a histórica visita ao Iraque em março e a peregrinação a Budapeste e Eslováquia em setembro passado. Em particular, Francisco será o segundo Papa a visitar Chipre e a Grécia: Bento XVI, de fato, havia visitado a ilha do Mediterrâneo Oriental em 2010, enquanto São João Paulo II havia feito uma etapa no país helênico em 2001.

Fonte: Isbella Piro – Vatican Media

POSTAGENS RELACIONADAS

IV Pregação da Quaresma 2023 “mysterium fidei!” – texto integral
Notícias da Igreja

IV Pregação da Quaresma 2023 “mysterium fidei!” – texto integral

25 de março de 2023
III Pregação da Quaresma – texto integral
Notícias da Igreja

III Pregação da Quaresma – texto integral

25 de março de 2023
A Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma
Notícias da Igreja

A Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma

23 de março de 2023
Os dois cálices de Cristo na Última Ceia
Notícias da Igreja

Os dois cálices de Cristo na Última Ceia

18 de março de 2023
II Pregação da Quaresma 2023 – texto integral
Notícias da Igreja

II Pregação da Quaresma 2023 – texto integral

14 de março de 2023
Dia de adoração na Comunidade Luz
Notícias da Igreja

Dia de adoração na Comunidade Luz

4 de março de 2023
Next Post
Primeira Leitura (Jr 33,14-16)

Primeira Leitura (Jr 33,14-16)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximos Eventos

Current Month

No Events

Calendário Litúrgico Católico

  • Multimídia
  • Nossa Livraria
  • Doação
Comunidade Católica Luz

© 2021 a 2022 Comunidade Luz - Desenvolvido por: Host Dominus.

No Result
View All Result
  • Início
  • Quem Somos
  • RÁDIO
  • Agenda
  • Formação
  • Liturgia Diária
  • Multimídia

© 2021 a 2022 Comunidade Luz - Desenvolvido por: Host Dominus.

×

 

BEM VINDO

Que a paz esteja contigo

CLIQUE  AQUI
Para falar com membro da Comunidade Luz CLIQUE AQUI

Comunidade Católica Luz

× Como posso te ajudar?
X