Ícone do site Comunidade Luz

A virtude da Piedade – Celly Fernanda

Comunidade Luz

    A piedade pode ter sentidos diversos, mas uma só direção: Deus e nos conduz a cumprir de forma mais perfeita os nossos deveres de amor e de dedicação, é também a virtude pela qual reconhecemos o Senhor e adoramos a Deus e o veneramos como nosso Pai.

A piedade não está voltada apenas para a prática exteriores, muito de nós temos a concepção de que piedade é apenas ter atos piedosos para com o próximo. Vamos então mudar um pouco essa concepção ou até mesmo amadurecer esse pensar.

Pois existe muitas vezes em nossos atos uma falsa piedade, pois alguém que reza longas orações ou até mesmo decorar longas oração, se ela não corrigir seus defeitos, buscar o aprimoramento de suas virtudes, não luta contra a sua natureza, e cede a tudo, mas devia de suas faltas graves, ainda sim ela vive uma falsa piedade. Precisamos entender que a piedade não molda ou transforma apenas uma parte do que somos a verdadeira piedade molda todo o nosso ser. Por isso é importante que tenhamos conhecimento de sua nossa fé, pois uma alma que mal conhece os ensinamentos de sua religião, tende a ser um falso piedoso, ao contrário da alma que procura o conhecimentos verdadeiros e perfeitos de sua religião, torna-se esse conhecimento uma vontade de auxílio para a consolidação e argumentos sobre a piedade, tanto que a põe em prática com mais devoção.

Em o Manual da Espiritualidade de A. Saudreau diz o seguinte: “Nesta vida, a piedade facilita os sacrifícios que exige o cumprimento de nosso deveres e ajuda a desempenhá-los
com mais fidelidade e perfeição. Pelo zelo que nos inspira, pela correção que traz de nossos defeitos e pela aquisição das virtudes que nos proporciona, ela nos faz evitar um número considerável de pecados. Pelas orações que nos põe nos lábios, mais amiudadas, mais recolhido, mais ardentes, alcança-nos abundantes e precisas graças e nos induz a servir a Deus com mais cuidado, mais diligência, mais perfeição.” Por tantos meus irmão a piedade é virtude que melhor eleva nossa alma a Deus por meio de um verdadeiro e sincero ato piedoso, é a virtude que transborda o nosso amor na intimidade com Cristo, é a virtude nos nos mostra de dentro para fora e que nos mostra a beleza que existe em cada de ato, entrega e gesto de nossa vida quando decidimos viver em seu real sentido.

Praticar essa virtude é importante para compreender que não podemos rejeitar em nossas ações os atos piedosos, como também impor a nossa natureza sacrifícios, restrições, incômodos ou deixa lá constrange se ao renunciar a nossos apego: como satisfações, vaidade, sensualidade, curiosidade, e entre tantos outros costumes que não levam essa virtude a um ato e transformação verdadeira de nossa alma, por isso quem logo se entrega a essa virtude compreende que essas privações, abnegações não custa nada a essa alma.

Aquele no qual não se importa em busca amadurecer a virtude em se, ou até mesmo no progresso com caridade, não tem em se um ato de amor verdadeiro para com Deus ou buscar no seu ordinário ter uma intimidade com Deus, este torna-se assim um ser incapaz de resistir aos assaltos do tentador e às más inclinações da natureza. Meus irmão busquemos a vivência de uma verdadeira piedade em nossa vida e lembremos a frase de Padre Pio “A divina piedade sempre escuta a oração de quem espera, confia e se abandona a Deus.”

 

Celly Fernanda, 26 anos, acadêmica em Filosofia pela UEMA- São Luís-Ma. Consagrada a Virgem Maria pelo metodo de São Luís Maria Grignion de Montfort, catequista, e coordenadora e fundadora do grupo Donzelas de Maria, que leva através do grupo a vivência da modéstia e o amor a Nossa Senhora.

 

Celly Fernanda

Sair da versão mobile