Ícone do site Comunidade Luz

Perdão, condição de Salvação! – Elisabete Teixeira

Comunidade Luz

       Na Oração do PAI-NOSSO, oração que nos foi ensinada por Jesus (Mt 6,9-12), o Senhor nos ensina a pedir perdão das nossas ofensas, na condição de, também, termos perdoados aqueles que nos ofenderam.

O perdão, assim como o amor, é via de mão dupla. O gesto de perdoar, parte do coração, onde tudo acontece. (v.14)

A condição de recebermos o perdão de Deus pelas ofensas que fazemos ao irmão, está na mesma proporção do perdão dado ao outro.  (v.15) “Se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará”.

O Catecismo da Igreja Católica,  refererindo-se a parábola do servo desumano (Mt 18,35), termina com esta palavra: “Eis como meu Pai Celeste agirá convosco, se cada um de vós, não perdoar, de coração, ao seu irmão” . “É no fundo coração que tudo se faz e se desfaz. Não está em nosso poder, não mais sentir e esquecer a ofensa, mas o coração que se entrega ao  Espírito Santo, transforma a ferida em compaixão e purifica a memória, transformando a ofensa em intercessão”. (2843-CIC)

O perdão é condição fundamental da Reconciliação dos filhos de Deus com o Pai e dos  homens entre si.(2844-CIC).

Somos sempre devedores: “Não deveis nada a ninguém, a não ser o amor mútuo” (Rm 13,8) (2845-CIC)

Deus não aceita o sacrifício dos que fomentam a desunião, Ele ordena que se afastem do altar, para primeiro se reconciliarem com seus irmãos (Mt 5,23)

     O momento culminante do Perdão de Jesus, tem lugar na Cruz, quando eleva sua Oração ao Pai,  por aqueles que O estão martirizando.  “Pai, perdoa-lhes,  porque não sabem o que fazem.”  (Lc 23,34)

Por maior  que seja o prejuízo da ofensa que te fazem, mais tem Deus perdoado a ti. É preciso perdoar sempre. “70×7”  (Mt 18,21)

João Paulo II, enquanto Papa,  sacudiu a humanidade inteira quando, depois do atentado de 13 de maio de 1981, após ter saído do hospital, visitou  o seu agressor Ali Agca e o abraçou, tendo comentado depois:

“Falei-lhe como se fala a um irmão que goza a minha confiança e a quem perdoei.”

Antes de eu fazer a experiência de perdão, sofria de uma doença, que só conhecia seus efeitos, não a causa.

Tinha duas gastrites, uma no duodeno e outra no estômago. Chorava várias vezes ao dia. Estava mergulhada  em uma Depressão. Mas a bondade do Senhor me alcançou, quando O busquei.

       Por indicação de um colega de trabalho, fui ao Grupo de Oração da Comunidade Bom Pastor; a Igreja  estava lotada e ao entrar, senti-me como se fosse a  única pessoa  naquele momento. Ouvi então a voz  da Dirigente daquele Grupo de Oração que dizia ao microfone:

“Você precisa perdoar!” Percebi imediatamente, que aquele era o meu diagnóstico e o remédio para a minha enfermidade. E eu disse silenciosamente, de todo o coração:

 “Eu quero, Senhor!”

Esse querer, ato da minha vontade profunda de ficar boa,  clareou a minha mente e o meu coração, a quem eu deveria perdoar e foi a chave para a abertura e cura do meu coração.

Não basta “querer sòzinhos”, mas querer em Deus! Buscando-O!

“Sem mim, nada podeis fazer” nos diz Jesus. (Jo 15,8)

Jesus,  na Cruz, pronunciou também esta palavra: “Está tudo consumado!”

Ele fez tudo! Nos deu tudo! Disse tudo!  Está conosco e nos quer com Ele eternamente!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

Como era no princípio, agora e sempre! Amém!

 

Por: Elisabete Rodrigues Teixeira 

Sair da versão mobile